terça-feira, 27 de novembro de 2012

Apenas 29% dos candidatos se preparam para a seleção de emprego

Postado por UP Essência às 12:14

Consultor Marcelo Lefèvre tira dúvidas sobre preparação de currículos.

Pesquisa divulgada pela Robert Walters, empresa de recrutamento, mostra que 71% dos candidatos a uma vaga de emprego no Brasil se preparam superficialmente para a entrevista e dão pouca importância para esse processo, que é a base de tudo na hora de conseguir uma vaga.

Segundo o estudo, 10% dessas pessoas não fazem qualquer preparação para os processos de seleção, 29% gastam menos de 30 minutos e 32% investem de meia hora a uma hora. Já 12% dos brasileiros dedicam de uma a duas horas e 17% investem mais de duas horas na preparação antes de entrevistas de emprego.

Como as seleções envolvem dinâmicas cada vez mais criativas, é importante estar atento ao objetivo de cada proposta. Uma consultoria de recursos humanos de Porto Alegre aplica uma dinâmica inspirada em um teste da Nasa para escolher astronautas, que avalia as habilidades dos candidatos em situações difíceis. Eles recebem uma tarefa: imaginar a queda de um avião no meio do deserto. A partir disso, precisam traçar uma estratégia para salvar os passageiros e ainda enumerar por prioridade, os objetos que ficaram intactos após o acidente e que podem ser úteis na sobrevivência do grupo.

Para quem quer aprimorar a busca por um emprego há cursos em todo o Brasil que ajudam o candidato a se preparar para a entrevista. Eles são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O jovem que está em busca do primeiro também precisa saber o que falar na hora da entrevista. Para isso, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oferece aulas práticas sobre entrevista.

Segundo o consultor Marcelo Lefèvre, o currículo precisa ser personalizado, mas alguns informações são essenciais:

DADOS PESSOAIS
Nome
Data de nascimento
Endereço completo com zona, e-mail e telefones

FORMAÇÃO
Cursos superior e/ou técnicos
treinamentos com o ano de conclusão

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Empresas, informando ramos de atividades e períodos em que trabalhou
cargos ocupados e a descrição de cada um
sempre da mais recente pra mais antiga

REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS/PESSOAIS
2 OU 3 nomes de profissionais com quem trabalhou, informando empresas, endereços de email e telefones. Importante avisar estas pessoas que está indicando seus nomes.

Fonte: Jornal Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 BuscandoEmprego | Design by Kenga Ads-template - diHITT - Notícias